top of page

O marketing pessoal nas entrevistas de seleção


Mulher sendo entrevistada por executivo de uma empresa
Mulher sendo entrevistada por executivo de uma empresa - Foto: Pexels

Em experiência recente, num processo seletivo, uma jovem apresentou-se muito bem vestida, cabelo caprichosamente bem escovado, unhas feitas, maquiagem discreta, bolsas e sapatos que pareciam ter sido comprados exclusivamente para aquela ocasião. A vaga era para Recepcionista de uma Empresa de grande porte. Na entrevista individual, pude observar que falava corretamente, era cordial, educada e o vocabulário fluía sem nenhuma dificuldade, demonstrando desenvoltura e carisma na comunicação.

Veio a etapa da dinâmica de grupo onde as candidatos naturalmente têm a oportunidade de conhecer as suas concorrentes e de se auto avaliar ante as demais participantes expondo-se também de uma forma comparativa ante o olhar perspicaz do selecionador.


Pra surpresa minha aquela que parecia inicialmente uma forte candidata, “apagou-se” no grupo, não conseguindo expressar a metade do seu potencial e das suas competências.

A análise detalhada de todas as etapas do processo revela-nos que a jovem era de origem humilde, filha de agricultores, tendo vivido toda a infância em situações bem precárias na convivência difícil, apesar de harmoniosa, com os seus pais que muito se esforçaram para que estudasse e já estivesse cursando o nível superior.


Apesar de todas as suas conquistas até então, o seu olhar para si mesma, não a colocou no lugar merecido diante das concorrentes. Pelo contrário, percebeu-se como inferior, sem merecer a oportunidade e não demonstrando a energia necessária para lutar por ela. Algo fez com que a sua luz não brilhasse e ninguém a ofuscou, ela é que se deixou “apagar”.


Marketing pessoal passa, antes de tudo, por uma capacidade de perceber as suas reais possibilidades e acreditar nelas. A autoimagem reforçada pelos outros significativos da nossa existência se não nos serve para o contexto atual e nos impede de atingir os propósitos desejados no universo competitivo da realização profissional, deve e pode ser modificada. O olhar para si mesmo, a busca da força interior, o domínio pessoal, a autoestima, são recursos imprescindíveis para fazer brilhar o melhor que temos e gerar a força de combustão necessária para a conquista do que tanto desejamos.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page